O CEREST

Institucional

Histórico

O “Programa de Saúde do Trabalhador” de Jundiaí iniciou suas atividades no ambulatório médico da Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1989 com o objetivo de recuperação/reabilitação dos trabalhadores portadores de doenças e agravos relacionados ao trabalho. A medida que novas ações foram incorporadas ao serviço, no objetivo de atender à saúde do trabalhador de forma integral, surge o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí, que foi habilitado pela Portaria SAS/MS nº 135 de 23 de Abril de 2004.

Missão

Ser pólo articulador, organizador e disseminador no território de abrangência das ações intersetoriais e intrasetoriais de saúde do trabalhador, através do suporte técnico especializado na promoção, prevenção, vigilância, pesquisa, diagnóstico e reabilitação dos agravos e doenças originadas na relação trabalho-ambiente-indivíduo e coletividade.

Cabe ao Cerest capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência da baixa, média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Portaria nº 104 de 25 de janeiro de 2011.

Visão

Ser centro de excelência e referência técnica-científica em Saúde do Trabalhador no Estado.

Ações Inter e Intrainstitucionais
O CEREST tem como objetivo fomentar as relações inter e intrainstitucionais no desenvolvimento de ações de promoção à Saúde do Trabalhador, através dos diversos setores e instituições, tais como Ministério do Trabalho, da Previdência Social, Ministério Público, órgãos de ensino, pesquisa e instituições públicas com responsabilidade na área de saúde do trabalhador e meio ambiente.

Câmara Técnica em Saúde do Trabalhador

O CEREST, enquanto referência regional em saúde do trabalhador para os municípios, realiza mensalmente reuniões com seus representantes técnicos com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas em saúde do trabalhador, assessorar o planejamento de ações e articular a vigilância em saúde com ações de prevenção e promoção em sua área de abrangência.


Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN