Dúvidas Frequentes

O que é o Cerest?
O CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade especializada do SUS que tem função de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência.

O que faz?
Ações de Assistência, Vigilância e Educação Permanente em Saúde do Trabalhador.

Quem tem direito?
Quanto à área de Assistência do CEREST, todo trabalhador, independente do vínculo empregatício, que sofreu acidente ou doença do trabalho.

O que é Acidente de Trabalho?
É o acidente que ocorre dentro ou fora do local de trabalho à serviço da empresa. Provoca lesão corporal ou pertubação funcional e causa direta ou indiretamente morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

O que é Acidente de Trajeto?
É aquele que ocorre com o trabalhador quando no percurso habitual e rotineiro de casa para o trabalho ou vice versa.

O que é Doença Ocupacional?
Doença ocupacional é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

O que é a CAT?
A CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho.

Quem emite a CAT?
Normalmente é emitida pela empresa onde ocorreu o acidente, mas caso ela não o faça, o sindicato, o próprio trabalhador, o médico que assistiu o trabalhador ou ainda qualquer autoridade pública podem comunicar o acidente à Previdência Social, conforme artigo 22 da Lei 8213/1991.

Qualquer acidente e doença do trabalho deve ter uma CAT?
Sim. O correto é emitir a CAT mesmo se for acidente sem afastamento. Nos primeiros 15 dias, o afastamento ocorre sob encargo da empresa. Após esse período, se houver necessidade de mais tempo de afastamento, este correrá por conta do INSS. As doenças do trabalho devem ter CAT emitida a partir da suspeita da sua existência. Nos acidentes de trajeto também devem ser emitidas CAT.

Como Fazer para ser atendido no Cerest?
Possuir cadastro na Unidade de Saúde de referência de seu bairro. Para o cadastramento na Unidade de Saúde é necessário apresentar o documento de identidade com foto e comprovante de residência atual (conta de água ou de luz). Agendar consulta médica na Unidade de Saúde de referência do bairro onde mora, para avaliação do caso pelo médico da unidade e posterior encaminhamento a critério médico.

Documentos necessários para atendimento no Cerest:
Documento de identidade com foto, comprovante de residência, encaminhamento médico da rede de saúde, 1 foto 3×4 recente, carteira de trabalho, laudos e relatórios médicos, exames anteriores, CAT, se houver.


Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

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