Encontro debate ações para a saúde do trabalhador

O Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), órgão regional ligado à Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (23) um encontro com representantes do setor de várias cidades para tratar do fortalecimento de apoio técnico ao setor. O evento foi realizado na nova sede do Cerest, na rua Anchieta, no Centro. Representantes de seis cidades da região participaram.

CEREST34_G

O Cerest Jundiaí reforça a cooperação regional

“Existe um olhar muito importante de prevenção e consideramos essencial a atuação desse ramo”, afirmou o diretor José Trad Neto, que também é especializado em medicina do trabalho e atualmente cuida da Vigilância em Saúde.
O Cerest Jundiaí tem abrangência em Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Louveira e, fora da área da Aglomeração Urbana, também Vinhedo, Itatiba, Morungaba, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

“Temos uma ação diretamente apoiada pelo Ministério da Saúde e uma infraestrutura reforçada pela Prefeitura de Jundiaí. Nossas autoridades sanitárias nas cidades vizinhas contam com essa estrutura de apoio”, destacou o gerente do Cerest, Jesus dos Santos.

NR-7
Um dos exemplos a serem replicados nas cidades da região é a operação especial NR-7, que fiscaliza o controle médico do setor ocupacional, passando de quatro empresas recebidas por dia para 16 consultas diárias com empresas. Como cada função produtiva deve ter seu planejamento de saúde preventiva, a análise tem sido de 50% de defasagem que será melhorada em diversos setores.

CEREST21_g

O encontro contou com representantes de seis das 11 cidades da regional

“Estamos avançando nesse ponto com a convocação das empresas, dentro das normas legais. Esse processo pode ser feito em outras cidades, como começa a ocorrer com a operação NR-4 sobre a presença de técnicos de segurança do trabalho”, destaca Jesus.
O levantamento de estatísticas de acidentes, destacou a palestrante Mariana Freire, está em andamento e sempre busca o objetivo zero. Outros pontos tratados foram a fiscalização dos ambientes de trabalho, o matriciamento de unidades de saúde, as ações de vigilância sanitária em saúde do trabalhador e, claro, a investigação dos acidentes de trabalho.

Publicada em 23/06/2014 ▪ Leia mais sobre ,