Cerest faz parceria com sindicatos, empregadores e Unicamp

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), órgão ligado à Secretaria de Saúde, realiza dia 3 de junho a primeira reunião para desenvolver dois projetos em parceria com sindicatos, empregadores e a Unicamp. O encontro acontece no auditório do Cerest, às 8h30.

O primeiro projeto, denominado Extrato da Saúde dos Bancários (Extrato-SB), terá a participação do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com acompanhamento pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Jesus dos Santos com integrantes do Cerest e Sindicato

Jesus dos Santos com integrantes do Cerest e Sindicato

O segundo, Saúde da Saúde, contará com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde), do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí e de representantes patronais de todos os hospitais do município.

Ambos procuram apurar as causas do adoecimento dos trabalhadores que têm se afastado do serviço por motivos de transtorno mental. As iniciativas terão a participação de equipe do Departamento de Saúde do Trabalhador da Unicamp, coordenada pelo médico, professor e doutor Sérgio de Lucca.

Para o gerente do Cerest, Jesus dos Santos, idealizador e coordenador dos dois projetos, a parceria se configura no ponto fundamental para a busca do resultado esperado. “Nem o Cerest, nem a Unicamp, nem os patrões e nem qualquer dos sindicatos conseguiriam, isoladamente, desenvolver isso. Cada integrante da parceria tem sua parte específica que, somada a dos outros, resultará no sucesso esperado”, explica o gerente.

Novas ações
A duração da execução dos projetos tem previsão de se estender até o final deste ano, época em que poderão ser anunciadas outras ações complementares.

“Se o resultado das ações mostrar que o adoecimento dos trabalhadores envolvidos não se relaciona com a função, os projetos serão encerrados já na primeira etapa. Caso contrário, ensejará o início de novas ações, caracterizadas por medidas fundamentadas pelo Código Sanitário do Estado de São Paulo, adotado pelo município e pelas normas técnicas preconizadas pela Lei 8.080/90, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)”, continua Santos.

Para as novas ações, Santos antecipa que, “se preciso for, novas parcerias complementares serão buscadas, como por exemplo entre o Cerest e especialistas em administração de empresas e de administração hospitalar da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre outras instituições renomadas”.

Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 30/05/2014 ▪ Leia mais sobre

Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN