Coordenador do Cerest do Pará conhece trabalho em Jundiaí

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí) foi assunto de destaque na mídia, no início deste ano, por ter sido o primeiro no Brasil a vencer uma ação no Tribunal Superior do Trabalho. A ação questionava sua competência para fiscalizar e autuar em questões que envolvem a segurança no trabalho.

A decisão, que beneficiou os Cerests de todo o Brasil, motivou a Coordenadoria Estadual do Cerest do Pará a estabelecer um contato com Jundiaí, no sentido de conhecer mais de perto o trabalho realizado na cidade e criar um canal entre eles para uma troca de informações.

Manoel Diniz foi recebido pelo gerente do Cerest de Jundiaí, Jesus dos Santos

Manoel Diniz foi recebido pelo gerente do Cerest de Jundiaí, Jesus dos Santos

Desde segunda-feira (10), o coordenador estadual do Cerest do Pará, Manoel Diniz, está em Jundiaí cumprindo uma extensa agenda. O objetivo é conhecer o funcionamento e a equipe do Cerest jundiaiense, seus projetos, formas de fiscalização e de autuação, além de participar de algumas visitas a empresas. Diniz ficará na cidade até sexta (14).

O coordenador do Pará foi recebido pelo gerente do Cerest de Jundiaí, Jesus dos Santos. Ele disse que, embora exista um parâmetro nacional a ser seguido, alguns órgãos, como o de Jundiaí, acabam se destacando pelo aprimoramento desse trabalho.

“Para nós, do Pará, é importante essa troca de informação, mas tenho certeza de que, com a experiência de Jundiaí, vou sair daqui altamente qualificado”, disse o coordenador paraense. “Esse trabalho comprova que quanto mais se investir na segurança do trabalhador, menos se gastará com saúde.”

Jesus dos Santos comentou que, de fato, a cidade tem um histórico de ações exitosas nessa área. Só para se ter ideia, Jundiaí fechou o ano de 2013 sem registrar nenhuma morte na construção civil. “Esse índice não era registrado nos últimos 20 anos e é resultado de uma série de ações que pusemos em prática, orientando e buscando a conscientização, envolvendo empresas, sindicatos e todos os setores ligados ao tema saúde do trabalhador”, comenta Jesus.

Uma dessas ações foi a mudança de endereço, saindo de uma região de difícil acesso para o trabalhador, para um local estratégico, na rua Anchieta, nº 88, no Centro. Segundo Jesus, com a nova sede foi possível montar um setor de exame médico pós-consulta, que auxilia o trabalhador no seu encaminhamento à perícia da Previdência, processos de afastamento, dentre outras providências que, nem sempre, são fáceis de se resolver. “Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que, em Jundiaí, a saúde do trabalhador supera a medicina ocupacional clássica”, conclui o gerente.

O Cerest de Jundiaí é um órgão ligado à Secretaria de Saúde e atua regionalmente, totalizando 12 cidades. Todos os dias, uma autoridade sanitária do órgão trabalha em apoio aos técnicos dos municípios abrangidos.

Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 11/03/2014 ▪ Leia mais sobre

Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN