Cerest fiscaliza 93 empresas em operação especial

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Jundiaí, ligado à Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (21) o balanço das ações realizadas na Operação Especial NR4/1, em parceria com o Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo).

MAIS
Aberto concurso público para professor de artes
Prefeitura abre concurso para Educador Social

A operação, que aconteceu de 17 a 21 de março, teve como objetivo garantir que as empresas em geral contratem os profissionais da área de segurança e medicina do trabalho (técnicos e engenheiros de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem).

Representantes do Cerest e dos sindicatos: balanço da operação

De acordo com a legislação, dependendo do grau de risco e do número de empregados contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas têm de contratar esses profissionais, que formam o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
“O Cerest, o Sintesp e o SESMT têm objetivos comuns, caracterizados pela promoção da saúde e preservação da integridade física dos trabalhadores. Por isso, manter esses profissionais nas empresas diariamente é o primeiro passo de qualquer programa voltado à saúde do trabalhador”, destaca o gerente do Cerest, Jesus dos Santos.

Nos cinco dias de ação, 93 empresas da cidade foram fiscalizadas, tendo o prazo de 10 dias para contratar o profissional da área de segurança. Além disso, 18 vagas foram abertas. “Estão disponíveis as vagas para técnicos de segurança do trabalho (13), médico do trabalho (1), auxiliar de enfermagem (1), engenheiro de segurança (2) e enfermeiro do trabalho (1). Para se candidatar os interessados devem vir ao Cerest”, completa o gerente.

Autoridades Sanitárias fiscalizam 93 empresas

De acordo com Jesus, esta é a primeira edição da operação, mas a intenção é que uma vez por mês a mobilização seja realizada na cidade. “O objetivo do Cerest não é multar as empresas. Queremos garantir que os profissionais de segurança estejam nas empresas, promovendo a saúde e preservação da integridade física dos trabalhadores.”

O Cerest Jundiaí fica na rua Anchieta, nº 88, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (11) 4521-8666.

Publicada em 21/03/2014 ▪ Leia mais sobre