Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Panfleto

COMO SURGIU
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho, através das portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Isso ocorreu em 27 de julho de 1972 e por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

O QUE É
Acidente de trabalho são eventos que ocorrem em função da atividade laboral, quando típico e de trajeto no deslocamento habitual e rotineiro entre sua residência e local de trabalho. Pode ocasionar lesão corporal ou perturbação funcional, resultando em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho em caráter permanente ou temporário.

SEGURANÇA NOS AMBIENTES DE TRABALHO
Afinal, o que é arriscado em um ambiente de trabalho? Muitos profissionais estão trabalhando em condições perigosas à sua integridade e nem sabem.

As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de acividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas. Porém, tenha em atenção o seguinte:

  • Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
  • Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas;
  • Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados;
  • Saiba quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de protecção para reduzir esses riscos;
  • Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
  • Aplique as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são oferecidos, usando vestuário de proteção adequado, proteções de ouvido, óculos, capacetes e dispositivos antiqueda e equipamento de proteção respiratória;
  • Não receie sugerir à empresa onde trabalha a realização de palestras, seminários e ações de formação sobre prevenção de acidentes.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES
A CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho é o documento que deve ser emitido pelo empregador quando na ocorrência de acidente ou agravamento de doença do empregado. Esse documento garante ao trabalhador benefícios como o auxílio doença acidentário, caso fique comprovado em perícia médica que a doença ou acidente foi decorrente do trabalho.

TRABALHADOR: FIQUE ATENTO AOS SEUS DIREITOS E DEVERES
CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
VISAT – Vigilância em Saúde do Trabalhador
Rua Fausto Leônidas Bocchino, 250 – Jardim Paulista – Jundiaí – SP
Tel: (11) 45218666 ; 45211194

Publicada em 25/07/2013 ▪ Leia mais sobre

Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN