Jundiaí sedia curso regional de saúde do trabalhador

Especialistas do Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Bahia realizaram na semana de 10 a 14 de junho um curso de ferramentas epidemiológicas em saúde do trabalhador para técnicos da área de vigilância em saúde de 12 municípios paulistas. O evento aconteceu em Jundiaí com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

A abertura contou com o Diretor da Faculdade Pitágoras e com o Diretor de Vigilância em Saúde

A abertura contou com o Diretor da Faculdade Pitágoras e com o Diretor de Vigilância em Saúde

A abertura contou com o Diretor da Faculdade Pitágoras e com o Diretor de Vigilância em Saúde[/caption]A abertura contou com o Diretor da Faculdade Pitágoras, Celso Eduardo Nascimento Vieira, que cordialmente cedeu o laboratório de informática e a estrutura da faculdade para realização do curso, e com o Diretor de Vigilância em Saúde, Dr. José Luiz Francischinelli, que representou a Secretaria de Saúde.

“O trabalho deve ser entendido não apenas como o emprego, mas em suas acepções mais profundas que tratam da ação humana que transforma o mundo à sua volta”, explicou uma das representantes do ministério, Soraya Vilas Boas, que divide a ação com Michel Laurence. Pelo lado acadêmico, vieram de Salvador (BA) as pesquisadoras Maria Cláudia Peres e Maria Cláudia Lisboa.

As novas mudanças em tramitação para a Renast (Rede Nacional de Saúde do Trabalhador), que acumula as notificações obrigatórias de acidentes no local de trabalho ou no trajeto para este, são um dos temas em andamento até sexta-feira (14). Por esse motivo, o conteúdo é fortemente voltado para o uso de ferramentas eletrônicas como SinanNet e Tabwin.

Mas também há questões voltadas para a vigilância epidemiológica nessa área, especialmente nesta quarta-feira (12). “O número de municípios envolvidos é ainda maior, porque o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Visat-Cerest) de Jundiaí abrange nove cidades em sua regional, portanto a proposta é disseminar e multiplicar conhecimentos”, explica o gerente desse setor na Secretaria de Saúde, Hélio Gabriel Faria Silva.

Para Rose Inamine, que integra essa divisão no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, esta é a segunda vez em que o curso é trazido a São Paulo – e a primeira fora da capital. Além de Jundiaí, participam representantes de algumas cidades da Grande São Paulo (como Franco da Rocha), do ABC e da região de Campinas.

Publicada em 24/06/2013 ▪ Leia mais sobre

Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN