Corrupira terá prevenção a acidentes de trabalho

O Visat/Cerest (Vigilância em Saúde do Trabalho/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí) realiza, no dia 1º de maio, uma ação a favor da prevenção e conscientização sobre acidentes de trabalho, no Parque do Corrupira. Lá também estarão os alunos do Senac, que vão expor banners e orientar a população.

Cerest participa da festa no Corrupira: prevenção a acidentes

“A data merece ser lembrada através de orientação e conscientização para a saúde e bem-estar dos colaboradores”, afirma Hélio Gabriel Faria Silva, gerente da unidade que irá participar, no próximo dia 29 (segunda-feira), às 19h30, do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, realizado pelo Senac Jundiaí.

Os 150 alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho vão apresentar o resultado de projetos de prevenção e conscientização à equipe do Cerest. “Saúde e segurança são também formas de gerir a empresa. Por meio da parceria dos colaboradores e da família, podemos reorganizar o ambiente de trabalho e mudar a cultura das pessoas”, explica Thais Salla, uma das coordenadoras do curso.

Cerest
A unidade atende os nove municípios da microrregião de Jundiaí, empresas privadas, públicas e de todos os portes. Segundo Hélio, foram contabilizados, em 2013, quatro acidentes fatais de trajeto em Jundiaí (maioria envolvendo motociclistas). Em 2012, foram 18 acidentes, nove típicos (no ambiente de trabalho) e o restante considerados de trajeto.

Os acidentes de 2013 já somam 77 graves. Em 2012 foram 1.067, sendo que os mais comuns são: ferimentos, cortes, torções e fraturas. Os segmentos com mais incidência de acidentes são: construção civil, metalurgia e indústrias.

Data
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Publicada em 22/04/2013