Cerest Jundiaí leva experiências a Encontro Regional da Renast

Trabalhos foram expostos em pôsteres e despertaram atenção

Trabalhos foram expostos em pôsteres e despertaram atenção

O Cerest Jundiaí (Centro de referência de Saúde do Trabalhador) participou, na última semana, do 16º Encontro Estadual da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). Com a apresentação de dois trabalhos que mostram a experiência em projetos de promoção à saúde do trabalhador, o serviço despertou o interesse dos participantes e contribuiu para o fortalecimento e a implementação de ações similares em outros municípios.

De acordo com a gerente do Cerest Jundiaí, Priscila Paula de Oliveira, o evento reuniu representantes regionais, de Grupos de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e interlocutores de saúde do trabalhador das Diretorias Regionais de Saúde.

“A troca de experiências foi muito importante”, destacou, ao lembrar que o evento teve o objetivo de debater sobre propostas que venham contribuir na promoção, prevenção, assistência e reabilitação à saúde dos trabalhadores, de forma descentralizada e hierarquizada, em todos os níveis de atenção do SUS.

O marco do evento foi a divulgação da publicação da Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “Esta portaria tem a finalidade de definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do SUS”, explicou a gerente.

Segundo ela, a medida prevê a atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase à vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Priscila participou do evento acompanhada da presidente do Conselho Gestor do Cerest, Ana Lúcia Chrispim, e da fonoaudióloga do Cerest, Mariana Freire Oliveira.

Encontro Nacional
Jundiaí também estará representada no 6º Encontro Nacional da Renast, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Na oportunidade estarão reunidos representantes dos Cerest’s de todo país e a prioridade será em torno da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O Cerest Jundiaí encaminhou trabalho com o tema “A utilização do planejamento estratégico para o fortalecimento das ações em Saúde do Trabalhador”.

Publicada em 04/09/2012

Localização

R. Anchieta, nº 88
Centro - Jundiaí - SP
CEP 13.201-804

Contato

Telefones: (11) 4521-8666 / (11) 4521-1194
Horário: 8h às 17h de 2ª a 6ª feira
E-mail: cerestjundiai@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
CEREST | Desenvolvido por CIJUN